Top 5 – Contribuições de Darwyn Cooke para a mitologia do Batman
Hoje recebemos a triste notícia de que o artista Darwyn Cooke está hospitalizado e recebendo um tratamento paleativo para um grave câncer. (Atualização 14/05/2016 – o blog oficial do artista informou hoje seu falecimento. Descanse em paz, mestre!)
Sou fã do artista e, ao saber pelo que ele está passando, fiquei pensando na obra dele e de seu jeito único de ver os heróis dos quadrinhos. Quem leu A Nova Fronteira ou assistiu a adaptação animada (feita pelo próprio Cooke) sabe do que estou falando.
Darwyn Cooke deixa transparecer em sua obra todo o amor que ele tem por esses personagens, mas um personagem específico parece ter ganhado uma atenção especial. Que personagem? Ora, que pergunta besta.
Abaixo listei as que considero as cinco mais importantes contribuições do quadrinista para a mitologia do Batman:
5 – O Crossover com Spirit
Em 2007 a DC Comics acabava de adquirir os direitos do personagem The Spirit, do mestre Will Eisner, e deu a ele uma nova revista mensal, escrita e desenhada por Darwyn Cooke e com arte-final de J. Bone.
A revista criou muita expectativa entre os fãs, mas a DC achou melhor primeiro apresentar o personagem para novos leitores em uma edição especial onde se encontrava com o herói mais popular da editora. Para isso, Cooke e Bone contaram com a ajuda de Jeph Loeb no roteiro.
A revista foi um sucesso, chegando a ganhar dois prêmios Eisner aquele ano.
4 – Batman: Ego
Cooke publicou seu primeiro quadrinho em 1985, uma história curta em New Talent Showcase #19, mas por problemas financeiros acabou abandonando a industria dos quadrinhos e indo trabalhar com design e direção de arte por 15 anos, até que começou a trabalhar com animação na Warner e, finalmente, em 2000, publicou um quadrinho pela DC Comics, Batman: Ego.
A HQ foi tão surpreendente, que nunca mais faltou trabalho ao artista, além de introduzir conceitos que mais tarde seríam usados na saga Bruce Wayne: Assassino?.
3 – Batman: The Animated Series
Em seu período trabalhando na Warner Animation, Cooke fez um monte de trabalhos legais, mas com certeza um dos que mais se destacam são os storyboards para Batman: The Animated Series.
Com eles, ganhou moral no estúdio, que deu mais liberdade para que ele criasse…
2 – A Abertura de Batman Beyond
Estilosa pra caramba, né? Deu uma pegada totalmente nova ao universo animated, sem abandonar sua identidade. Depois disso ele até dirigiu o desenho animado dos Homens de Preto para a Sony Animation, lembram dele?
1 – Mulher-Gato
Em 2001, a Mulher-Gato estava meio perdida no universo DC, com uma revista mensal que, desde a saida de Jim Balent, basicamente revezava artistas tapa-buraco. Foi quando Darwyn Cooke e Ed Brubacker assumiram a revista e mudaram a vida de Selina Kyle para sempre.
Novo visual, nova ambientação, novos personagens de apoio… tudo isso para tornar a personagem relevante novamente. E parece que conseguiram, não é mesmo? O uniforme que Cooke criou 15 anos atrás continua atual e é base para praticamente todas as adaptações da personagem para outras mídias desde então.
Espero que tenham gostado deste Top 5 e, em nome de toda a equipe do Mansão Wayne, desejamos força a Darwyn Cooke e sua família neste momento tão complicado.