O mistério do Batman de três braços
Um mistério tomou a internet brasileira no último final de semana: Teria o Batman três mãos?
Tudo começou quando o arquiteto e desenhista Antônio Carlos Coltro postou uma foto da capa abaixo no Facebook:
Contem comigo:
Uma mão na cintura, outra segurando a mão esquerda da Mulher-Gato e outra em seu rosto. Três mãos. Eita.
Mas será possível que o lendário artista Tim Sale, aclamado por 11 a cada 10 fãs do homem-morcego, tenha cometido uma gafe dessas?
Todo tipo de teorias surgiram pelas redes sociais. Nossa amiga jornalista Gabriela Franco (que participou deste podcast com a gente) afirmou: “Numa hora dessas é assim mesmo, várias mãos aparecem…”. É bem verdade. Outros, como o Rafael Cordeiro, afirmaram se tratar de um Skrull que cruzou a fronteira entre os universos Marvel e DC. Nosso leitor Samuka Moraes fez questão de lembrar que não estamos falando de um ser humano qualquer, mas sim do Batman, ao afirmar: “Isso sim que é estar preparado”. Outro leitor, Paulo Joubert Alves, tentou livrar a cara do artista em nossa fanpage: “A imagem parecida com uma mão no queixo da Mulher-Gato na verdade é a projeção da sombra de algum elemento do cenário.”.
Olha, Paulo… para mim aquilo é claramente uma mão pegando no rosto dela. Mas acredito ter encontrado uma explicação plausível.
A Mulher-Gato jamais sai de casa sem seu chicote, e é bem comum a vermos com o utensílio enrolado na cintura. Não é necessário ir muito longe para encontrar um exemplo disso, já que, quatro edições antes, Tim Sale havia desenhado a Mulher-Gato de corpo inteiro na capa variante:
Olha aí o chicote na cintura! Acho que depois dessa fica claro, né? É o chicote.
Não, isso não justifica, pois parece MUITO uma terceira mão. Como Sidney Gusman comentou ao falar da polêmica, o editor da revista deveria ter percebido isso e tomado as atitudes necessárias. O erro pode ser da arte-final, feita pelo próprio Tim Sale, que deixou o chicote parecendo um punho, quando poderia ter dado um acabamento similar à capa do da edição 10, com um efeito entrelaçado. Outro que podia ter encontrado alguma solução era o colorista, que não era Tim Sale, mas sim Brennan Wagner. (Curiosidade: Tim Sale é daltônico. Agora você sabe porque as capas que ele mesmo colore às vezes ficam com cores esquizofrênicas).
De qualquer forma, essa vai para a conta dos editores Mark Doyle e Rebecca Taylor, que tem nosso perdão por estarem entregando uma EXCELENTE fase do homem-morcego durante o DC Rebirth!
Concorda? Tem alguma outra teoria? Acha que o Tim Sale desenhou três mãos mesmo? Será uma alteração feita no Batman após a última reformulação do Universo DC? Deixe seu comentário!